Recebi um belo e-mail de um colega de Vitória ES - Onde ele explica muito bem quem são os nossos concorrentes, e o motivo pelo qual muitas eletrônicas estão fechando as portas. Vale a pena gastar uns minutos e ler todo o artigo
Prezados Senhores,
Meu nome é Dárcio, assim como vocês, trabalho com assistência técnica de aparelhos eletrônicos. Trabalhávamos apenas com câmeras fotográficas e notebooks, mas tenho absoluta certeza que o texto que escrevo abaixo APESAR DE MUITO LONGO serve para qualquer um de nós que estamos nesse mercado de pós venda, como segue:
Nossos concorrentes diretos:
O REVENDEDOR:
A crise em nosso setor é muita mais uma crise moral que financeira, o revendedor quer um produto com garantia menor para vender a “garantia estendida” para seu cliente, no entanto para tal, o setor de seguros que é muito forte, conseguiu em Brasília, que para que o comerciante ofereça tal serviço (que deveria ser oferecido através de uma assistência técnica), este comerciante é obrigado a PAGAR uma seguradora. O que acontece é que a seguradora paga um produto novo em caso de defeito após o prazo de garantia. Como o tempo de vida útil dos produtos só tem caído, por conta da péssima qualidade de construção na busca do menor preço, a verdade é que os produtos quando saem dos prazos de garantia legal e estendida ficam praticamente obsoletos.
O PIRATEIRO:
Também vendemos acessórios para eletrônicos ligados a eletrônica digital, e encontramos uma dificuldade fora do normal no trato com nossos clientes o que está quase nos levando a parar de atuar em tal área. Ilustrarei com o exemplo abaixo:
Um cliente nos procura para comprar um cartão de memória micro sd de 4Gb, então oferecemos tal cartão com garantia de um ano, por R$ 75,00. Quando este cliente fala que é um absurdo de caro, que somos desonestos em cobrar tal valor e que estamos fora da realidade. Analisem:
Um cartão micro SD SANDISK em NY custa U$23,50 como segue o link da BH uma loja super conceituada do setor:
http://www.bhphotovideo.com/c/
Qual é nossa conta, fazemos a compra sem declarar, e ganhamos o que foi sonegado vendendo pelo preço de custo mais o imposto de 60%.
Porém concorreremos com preços de R$ 25,00 ou R$ 35,00, no mercado livre está cheio, em SP, etc...
Mas qual é a mágica? Como conseguem vender a um preço tão em conta? China? Cingapura? Alienígenas? Não, a resposta é simples, compra-se na china um cartão de 512 Mb de memória interna, com um “firmware” que faz com que a câmera ou computador identifique como 4Gb, aí o que acontece? O cliente quando enche essa memória interna causa um conflito e muitas vezes perde seus dados. Mas a verdade é que raramente um cliente não profissional, enche seu cartão de memória, raramente bate 2 mil fotos, portanto, um cartão de 512Mb, que custaria sim seus R$ 25,00 ou R$ 30,00 atende perfeitamente.
E porque não compramos esse cartão pirata e vendemos? Resposta simples, porque não temos o direito de sermos desonestos nem se quisermos, pois nosso CNPJ é vinculado a nosso nome, nós não temos laranjas, e nem temos o mercado livre, para representar nossa empresa trabalhando com picaretagem. Ou seja a inversão de valor está no fato de que:
O PICARETA QUE VENDE O CARTÃO PIRATA, É GENTE BOA, HONESTO E BARATEIRO, E NÓS QUE OFERECEMOS UM PRODUTO QUE SIMPLISMENTE ATENDE O QUE O CLIENTE PEDIU, SOMOS DESONESTOS.
A ASSISTENCIA BOCA DE PORCO:
Desculpem, mas uma empresa que atende um DVD por R$12,00 é uma empresa boca de porco, nós paramos de atender a todos que oferecem verdadeiras esmolas por nossos serviços. Porque? Façam seus cálculos.
Para pagar o salário de um técnico, teria este técnico que consertar 150 aparelhos por mês, uma média de quase 7 aparelhos por dia, o que não é possível com um atendimento moroso e mal feito das empresas que importam e fabricam, no que diz respeito a fornecimento de peças entre outros.
Mas mesmo assim, atendendo, façam o cálculo agora de aluguel, luz, água, telefone, contador, impostos, custos jurídicos, etc: E verifiquem que o volume de serviço para pagar tais custos teriam que obrigar a um técnico a trabalhar no mínimo 48h por dia, mas infelizmente, um dia tem apenas 24h, e 10 dessas horas, esse técnico vai pedir para dormir.
O que quero mostrar é que, muitas empresas fingem que atendem a esse preço, um aparelho dá entrada por exemplo com problema de motor de unidade, essa empresa boca de porco, troca o motor, cobra os 12 reais pelo pedido, e pede uma unidade óptica para reparo, Ou seja, o serviço não custou 12,00 para o fornecedor! Custa 12,00 mais o valor de uma unidade óptica, que será fornecida para um atendimento fora de garantia.
Não concordamos com essa política de bandidagem, uma diarista hoje cobra 50,00 para fazer faxina, e não paga aluguel, nem encargos, não usa ferramentas, não paga para comer na casa do patrão, e tem um faturamento de R$1100,00 a cada 22 dias trabalhados. Um flanelinha que pede 1 Real para vigiar um carro na porta de um restaurante, em duas horas, recebe no mínimo o equivalente aos mesmos R$ 1100,00 líquido para desempenhar tal função.
Nós para termos 1100,00 líquido, teríamos que cobrar no mínimo 35,00 por atendimento, independente do produto, custo etc.. No entanto, por conta desses picaretas, não temos valor, somos tratados pior que faxineiras ou flanelinhas, nada contra estas profissões, apenas comparando a relação de custo e receita das profissões.
O CONTRABANDISTA:
Esse está acabando com o mercado, muitas vezes temos empresas que querem trazer um produto para o Brasil, criar uma rede de serviço autorizado, ministrar cursos, etc... Essa empresa tem uma carga tributária enorme e um custo também alto que tem que ser repassado em seu preço para o lojista. No entanto, fica impossível trabalhar já que existem as empresas de fachada que importam, credenciam empresas autorizadas, vendem muito, e depois simplesmente somem do mercado sem dar nenhuma satisfação.
O custo é pago por alguém, hoje em nossa empresa, temos bloqueios judiciais em nossa conta, por empresas que atendemos como serviço autorizado e que não nos pagaram pelos serviços, não atenderam aos consumidores, e como muitas vezes o lojista também já não existe (quebrou porque não consegue concorrer com o mercado livre, muambeiros, etc..) o consumidor tem apenas a assistência para acionar e receber pelo produto comprado. E por incrível que possa parecer, todos os meses temos bloqueios judiciais em nossa conta corrente com valores de 1000,00 ou 2000,00 por consumidor, afim de reparar os danos causados pelas empresas de importação que faliram e deixaram seus clientes “a ver navios”.
Agora quando procurados por uma empresa de importação, temos solicitado também a cópia do RG da pessoa responsável pela empresa, e providenciamos um contrato paralelo de “RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL” pelo atendimento feito em garantia.
A verdade é que depois da entrada do Presidente Lula, com o aumento de impostos para peças em 60% (no primeiro ano de Governo) ele acabou criando uma impossibilidade de fabricar produtos no Brasil, a desculpa na época era que a lei fora criada afim de impedir a construção de máquinas caça níqueis no país, mas a verdade é que ele acabou criando uma verdadeira “REDE CONTRABANDISTA” que tomou conta do país. Agora teremos mais uma lei que fora assinada esta semana, que permite que os sacoleiros do Paraguay, tragam produtos por 25% de impostos, ou seja, agora que ninguém se mantém de pé nesse país.
Temos também outros concorrentes diretos, como o próprio Governo, as leis trabalhistas, entre outros. A solução para este caso? Bem a solução é simples,temos que nos unir, em que sentido? Bem a união é necessária no sentido de criar uma tabela de atendimento, no sentido de criarmos uma classe forte para pressionar o governo a impedir a abertura de vendas de produtos ilegais, contrabandeados, ou a criação de empresas fantasma de importação.
Sem isso, teremos muitos casos como o da DAYS, MIRAGE, LENNOX, GRADIENTE, MALLORY (não importa mais áudio e vídeo), AMAZON PC (na ultima audiência de PROCON que participamos declarou que está em falência), e muitas outras marcas, que sumirão por conta de não poderem se sustentar em mercado tão sujo e corrompido como o de nosso país.
Quem sobrará? As multi-nacionais com suas garantias estendidas e seus contratos com seguradoras, e os contrabandistas. Ambos que não ajudam nem um pouco nosso mercado.
A CRIMINALIDADE:
1988 - Quando eu era um garoto, cheguei em casa com uma caneta de 4 cores, que havia negociado com um amigo por uma lapiseira.
Meu pai ao ver aquele “novo” objeto em minhas mãos me questionou logo: _”De onde veio esta caneta?”
Eu claro dei toda a explicação sobre a “negociação” entre eu e o colega, um verdadeiro interrogatório, mas mesmo assim, tive que levar meu pai até a casa do colega, e chegando lá, ele perguntou não só ao pai do colega se estava de acordo, como queria saber a “ORIGEM” da caneta.
Naquele tempo, pensei que era “caretice” do velho, mas hoje entendo perfeitamente o que ele queria me ensinar.
2009 - Recebemos um e-mail da Casio informando que cerca de 6500 câmeras foram roubadas do seu galpão e que é provável que estejam espalhadas por todo território Nacional. Como se sabe, meio que por mágica, estas câmeras serão oferecidas com “nota fiscal” a consumidores e lojistas. Existe uma verdadeira rede criminosa por trás desse setor. Sofremos com a violência, e ainda temos que concorrer com ela!
Procurei uma seguradora para nossa assistência, e recebemos a notícia que o produto que trabalhamos, não é coberto por nenhuma, pelo alto índice de roubo, ou seja, o contrabando só, já não atende, a busca por um preço mais baixo chegou a um limite que ceifa vida de pais de famílias que dirigem caminhões, corrompem autoridades, matam, e destroem a ética e valores familiares.
Imaginem vocês, que hoje, ninguém se interessa por saber a “origem” de nada, produtos frutos de roubo, são comercializados livremente, e ainda, a busca por preço é a busca que corrompe qualquer valor ético e moral. Imaginem que muitas vezes, nós mesmos, estamos dando um tiro em nossos próprios pés na busca desenfreada de preços.
O interessante, é que hoje quando passamos um orçamento para conserto de um produto, o cliente logofala: “É A METADE DO PREÇO DE UM NOVO”. Tenho adotado uma prática muito interessante que não faz com que autorizem o serviço, alguns até autorizam depois que falo, mas percebo como param para pensar e ficam desorientados.
Faço a seguinte pergunta:
_Qual carro o Sr tem?
Normalmente a pessoa toma um susto e responde: _ “Como assim? O que isso tem haver com o assunto do meu aparelho?”
Eu insisto e com jeito eu digo: _ Nada, apenas gostaria de lhe fazer uma oferta.
Depois de alguns instantes ele responde: _ Tenho um carro X (vamos supor um Astra) 2005.
Eu então digo: “Hum, que tal me vender por 5 mil reais?”
O cliente logo se aborrece e responde: “Mas meu carro vale muuuito mais do que isso! Não venderia por esse preço nunca”
Eu emendo da seguinte forma: _ Amigo, desculpe, mas esse é o preço dele, existe carro igualzinho o seu, vendendo a 5 mil Reais, na internet você encontra, e ainda com nota!
O cliente responde imediatamente: _”AH, mas é roubado né? Aí não vale! A nota é falsa!”
A minha resposta: E por acaso você se importa com isso? Ta me falando que encontra esse aparelho pelo dobro do preço do meu serviço, e por acaso você sabe a procedência desse aparelho novo? Certamente não! Agora me conte por pura curiosidade: qual a diferença do aparelho para o carro? Ah nem precisa falar, é que com o carro você corre mais risco de ser pego não é? Infelizmente não posso concorrer com esse mercado, nem posso concordar com quem o alimenta. Espero que quando for comprar o aparelho tão baratinho, sabia que está contribuindo com o mercado que rouba ser carro para vender por 5 mil.
Esta é uma triste realidade, a criminalidade tomou conta não só do Estado de Direito, do mercado ou das ruas, está começando a mudar o conceito das pessoas. E o mais interessante, em nosso setor, o mercado criminoso hoje é consultado para se obter “preço médio”!
Meu objetivo não é deprimir, só para deixar claro, meu objetivo é alertar, ainda tenho esperanças que esse jogo vai mudar!
Obrigado a todos e desculpem por me estender.
Dárcio Bracarense
www.mabcamera.com.br
Vitória - ES
bom dia amigo darcio,li com atençao os teus comentarios, pois e amigo darcio aqui no sul tanbem esta complicado de se trabalhar onestamente ja estou no ramo de eletronica a 30anos duns anos pra ca ta cada ves mais dificel de se trabalhar aqui que eu moro numa zona de fronteira entra muintos aparelhos e componentes de informatica do paraguai apresso de banana e a maioria compra porque e barato mesmo que funsione por pouco tempo e queime,encuanto o noso guverno nao der en sima as coisas vai ser asim ,nos pagamos inpostos q aliais nao e nada barato somos onestos nao ganhamos cuase nada mas os desonesto estao ganhando dinheiro.mas eu prefiro gnha pouco e continuar onesto,abraços.baltarmendes@hotmail.es
ResponderExcluirlamento dizer mas, o povo é muito safado
ResponderExcluire sacana , isto não vai mudar nunca, o
brasileiro é corrupto no carater
Mais do que um esclarecimento, um desabafo de quem não sabe, como tantos outros, o que fazer, a quem recorrer, onde se agarrar para sobreviver no seu ramo, nesse mercado da vida.
ResponderExcluirOu melhor, sabe O QUE deve ser feito, mas a sensação é de impotência diante do sistema...
Abraços.
Salete.