Mais material do parceiro Evandrão
INFORMAÇÕES COMPACT-DISC ( HELP DESK ) 8 de Janeiro de 2001 1ª de 2 páginas
Gaveta não abre ou não fecha. Para aparelhos de CD com gaveta existe um motor loading que gira em dos sentidos para que a mesma abra ou feche.
Na maioria dos modelos existe um correia que com o tempo laceia provocando o defeito.
Além da correia o driver do motor pode ser responsável pelo defeito. O circuito driver do motor loading pode ser um IC que controla este motor e o Spindle, o motor do disco.
Este circuito pode ser pode também ser transistorizado em circuito tipo push-pull.
Laser não acende. Lente não tem o movimento vertical de procura de foco. Disco não gira.
Para que o microprocessador de um CD Player acione o circuito do laser, precisa ser informado que o compartimento do CD encontra-se fechado e que a unidade ótica esteja na posição correta para a leitura de conteúdo (TOC) que contém as informações iniciais para que O CD Player possa ler o disco.
Essa informação é dada pela micro-chave que informa o micro quando a gaveta ou bandeja esteja fechada. A posição aberta ou fechada desta chave envia um nível lógico alto ou baixo para o micro. Recebendo a informação o micro aciona o circuito do servo para que o motor slide traga a unidade para a parte mais interna do CD onde está o TOC.( quantidade de músicas, duração do disco,etc). Quando a unidade de leitura chega na parte interna do CD, outro micro-interruptor (chave limite) é acionada para informar ao micro a sua posição. Só depois de reconhecer que a gaveta foi fechada e que a unidade se encontra na parte interna do CD( próxima ao furo central ), é que o micro libera o circuito de alimentação do diodo laser para que ele acenda.
Em qualquer modelo de CD Player quando o micro não recebe a informação de que o compartimento do CD está fechado, a unidade não é trazida para a parte interna e o circuito do laser não é acionado, ficando o diodo sem emissão.
Como não existe o feixe de laser para ser focalizado na superfície do disco, a lente não executa o movimento vertical de procura do ponto de foco.
Sem feixe para localizar, e sem a procura do ponto de foco, o micro não recebe o retorno de FOK ( foco OK) , e portanto não libera o funcionamento do circuito responsável pela rotação de giro do motor do disco ( motor spindle).
Portanto, a falha da chave que indica que o compartimento foi fechado, resulta na inoperância do CD, já que a unidade não vem para o centro do CD , o laser não acende, a lente objetiva não tem o movimento vertical de procura do ponto de focalização e o disco não gira.
INFORMAÇÕES COMPACT-DISK ( HELP DESK) 8 de Janeiro de 2001 2ª de 2 páginas
Lente não tem o movimento vertical de procura de foco. Disco não gira.
Uma das exigências para o micro liberar o acionamento do laser e movimento de procura de foco é o posicionamento na parte interna do CD . No entanto pode estar a unidade posicionada na parte interna do CD o micro liberar o acionamento do foco e mesmo assim não haver o movimento vertical de procura de foco. A lente objetiva está montada em um suporte móvel, suspenso por molas, que contém duas bobinas, enroladas em ângulos diferentes. Uma dessas bobinas, quando recebe corrente elétrica cria um campo magnético que reage com o campo fixo, resultando no deslocamento que movimenta a lente objetiva.
Lente não tem o movimento vertical de procura de foco. Disco não gira ( continuação).
Este movimento pode ser horizontal ou vertical, dependendo da bobina.
A bobina que movimenta no sentido horizontal é a de correção de trilhamento( tracking ) que mantém o feixe de laser corretamente posicionado sobre a trilha que está sendo lida.
A outra bobina, que se movimenta no sentido vertical é a de focalização de feixe de laser sobre a unidade do CD.
Assim que o laser é ligado, uma forma de onda de dente-de-serra é aplicada à bobina de foco pelo circuito de servo para que ela se movimente para cima e para baixo, para que o comparador de foco identifique o melhor ponto de focalização do laser.
Encontrado o melhor ponto de focalização, esse circuito informa o micro através do pino FOK ( Foco OK) , para que possa liberar a rotação do disco. Depois que disco começa a girar recebe um sinal de correção de foco, do circuito comparador de foco, mantendo o feixe sempre bem focalizado na superfície do disco.
Quando a lente não tem o movimento vertical de procura de foco, mesmo estando a unidade na parte interna do disco e laser emitindo, o responsável pelo defeito pode ser o circuito de driver da bobina de foco com defeito, ou a própria bobina aberta.
Não existindo o movimento inicial de procura de ponto de foco, não haverá o retorno de FOK para o micro.
Sem o retorno de FOK, o micro não libera o circuito de rotação do motor do disco, e o CD fica parado.
O circuito driver pode ser IC ou transistores em push-pull.
Disco gira em alta velocidade, CD Player não faz a leitura inicial.
Quando é a bobina de tracking que está aberta, o ponto de foco é encontrado e o disco inicia a rotação, no entanto, o feixe de laser não é mantido na trilha, pela falta da correção do seu posicionamento, já que a lente não tem o movimento horizontal de correção de trilhamento
Com isso além das informações iniciais não serem lidas, o servo perde os pulsos de sincronismo para correção de velocidade da rotação do CD.
Esses pulsos são gravados no próprio CD mas, sem a correção do posicionamento do laser, muitos pulsos não são lidos
Esses pulsos são gravados no próprio CD mas, sem a correção do posicionamento do laser, muitos pulsos não são lidos
O servo de rotação do motor interpreta o maior período entre os pulsos que chegam como sendo consequência de uma baixa rotação do motor, reagindo para aumentá-la. O resultado é uma rotação irregular do disco, que fica girando mais rápido que o normal, além de ficar variando a velocidade.
Além da bobina de tracking, o defeito pode ser causado também pelo driver dessa bobina estar com defeito.
Parabens, esta pagina veio ajudar a varios tecniocos que nao tiveram condições de fazer um curso mais aprofundado e voces estão dando esta chance de conhecimento e tirando uma imagem ruim de varios tecnicos em eletronica nestes interiores do Brasil.
ResponderExcluirEspero continuar sempre divulgando boas materias.
Um abraço9